Agência France-Presse
postado em 05/10/2011 08:22
Nova York - Os Estados Unidos expressaram na terça-feira (4/10) sua indignação pelo fracasso do Conselho de Segurança da ONU em aprovar uma resolução condenando a repressão do governo sírio aos protestos dos manifestantes opositores."Os Estados Unidos estão indignados com o fato de o Conselho ter falhado totalmente em enfrentar um desafio moral urgente e uma crescente ameaça à paz e à segurança regional", disse a embaixadora americana Susan Rice, criticando os países que segundo ela "prefeririam vender armas ao regime sírio".
[SAIBAMAIS]"Dois membros vetaram um texto amplamente rebaixado que nem sequer mencionava sanções", disse Rice ao Conselho.
"Deixe-me ser clara, os Estados Unidos acreditam que passou da hora desse Conselho assumir suas responsabilidades e impôr duras sanções seletivas e um embargo de armas ao regime de Assad", afirmou.
Os Estados Unidos e a União Europeia aprovaram sanções contra o governo sírio. A Rússia e China ameaçaram repetidamente vetar qualquer menção de medidas da ONU.