Mundo

Abbas pede a autoridades europeias apoio à "primavera palestina"

Agência France-Presse
postado em 06/10/2011 12:09

Estrasburgo - Fortalecido por sua vitória na quarta-feira (5/10) na Unesco, o presidente da Autoridade Palestina, Mahmud Abbas, pediu nesta quinta-feira (6) aos europeus apoio à "primavera palestina" e sua demanda de adesão à ONU.

"Vocês têm apoiado a primavera árabe, que busca a democracia e a liberdade. Agora chegou a primavera palestina, pedindo a liberdade e o fim da ocupação", declarou Abbas em um discurso em árabe na Assambleia Parlamentar do Conselho da Europa (APCE). "Merecemos seu apoio", afirmou, ante os aplausos dos parlamentares dos 47 Estados membros da organização.

Na terça-feira, a APCE declarou o Conselho Nacional Palestino (CNP) "interlocutor para a democracia". O título, no entanto, não equivale a um reconhecimento como Estado, destacaram alguns membros da APCE. Mas isto não impediu que a Assembleia manifestasse apoio ao pedido dos palestinos para obter o reconhecimento de um Estado da Palestina. Seis membros do Conselho da Europa integram o Conselho de Segurança da ONU.

A estas medidas de apoio, os palestinos conseguiram uma vitória diplomática na quarta-feira, com a aprovação de uma recomendação para que a Unesco aceite a Palestina como membro de pleno direito, apesar da oposição dos Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação