Mundo

Kadafi perdeu o controle de suas tropas, segundo governo dos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 07/10/2011 17:29
O comando da Otan considerou que o ex-ditador líbio Muamar Kadafi perdeu o controle de suas forças leais no momento em que estão prestes a serem derrotadas em Sirte, cidade do ex-líder, indicou nesta sexta-feira um alto funcionário americano de Defesa.

Os oficiais da Aliança transmitiram esta consideração nesta sexta-feira ao secretário de Defesa americano, Leon Panetta, durante uma reunião a portas fechadas em Nápoles, comentou esta autoridade aos jornalistas.

Kadafi "não exerce controle efetivo algum nem comando sobre as forças militares que lhe são leais", afirmou este alto funcionário que pediu para não ser identificado.

As forças do novo regime líbio travam duas batalhas decisivas em Sirte e em Bani Walid, dois bastiões pró-Kadafi. O resultado dos combates na cidade natal do ex-ditador, Sirte, desempenhará um "papel-chave" para determinar a data do fim da campanha aérea da Otan na Libia, que começou em março, afirmou esta fonte.

"O Conselho Nacional de Transição (CNT) é capaz de controlar todo o país, mas ainda deve avançar em temas de organização", indicou. "Progressos foram feitos", disse. "Mas é preciso seguir trabalhando nisso".

A fonte considerou também que ainda é cedo demais para saber os detalhes sobre o estabelecimento de um programa de assistência técnica em matéria de segurança e determinar quais países participarão dele. Também ainda não é possível ter certeza se a Otan permanecerá no país.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação