Mundo

Wall Street fecha em baixa após rebaixamento das notas de Itália e Espanha

Agência France-Presse
postado em 07/10/2011 18:49
Nova York - A Bolsa de Nova York terminou em queda nesta sexta-feira (7/10), após o rebaixamento das notas da dívida de Itália e Espanha por parte da agência Fitch, e apesar de uma melhora nos níveis de geração de emprego nos Estados Unidos.

De acordo com cifras definitivas, o Dow Jones perdeu 0,18%, a 11.103,12, e o Nasdaq recuou 1,10%, a 2.479,35 unidades. Já o Standard and Poor;s 500 fechou em baixa de 0,82%, a 1.155 pontos.

No início da sessão, Wall Street apresentava alta, sustentado pela publicação do relatório mensal de sobre empregos nos Estados Unidos, segundo o qual a criação de novos empregos se acelerou em setembro, onde foram gerados 103.000 postos de trabalho, em parte graças ao retorno ao trabalho de 45.000 grevistas, segundo dados difundidos nesta sexta-feira, em Washington, pelo departamento do Trabalho.

A melhoria é sensivelmente maior do que previam os analistas, apesar das novas contratações continuarem insuficientes para fazer baixar a taxa de desemprego oficial, que continua situado nos 9,1% pelo terceiro mês consecutivo.

Os índices passaram para o vermelho após a agência de classificação de risco Fitch baixar para "AA-" a nota de longo prazo da Espanha e revisar para baixo suas perspectivas de crescimento. A agência também reduziu a nota da Itália para A%2b, devido ao agravamento da crise da dívida na zona euro, e não excluiu a possibilidade de reduzi-la novamente caso o país não cumpra seus objetivos de déficit.

A nota do país passou para "A%2b", de "AA-", com perspectiva "negativa", o que implica que a agência poderia rebaixá-la de novo a médio prazo, segundo um comunicado da agência. Na América Latina, a Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa) fechou em baixa de 2% e a do México recuou 0,83%.

No mercado obrigatório americano, o rendimento do bônus do Tesouro com vencimento à 10 anos subiu para 2,068%, contra 1,986% na véspera. Já os títulos para 30 anos fecharam a 3,016%, contra 2,949% na véspera.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação