Mundo

Ambientalistas instam Obama a deter projeto de oleoduto Canadá-EUA

Agência France-Presse
postado em 07/10/2011 20:20
Washington - O grupo ambientalista ;Friends of the Earth; instou esta sexta-feira (7/10) o presidente americano, Barack Obama, a rejeitar um polêmico projeto de US$ 7 bilhões para a construção de um oleoduto entre o Canadá e os Estados Unidos. "O presidente Obama poderia avançar um longo caminho na restauração de sua confiança ao rejeitar a influência do lobby petroleiro e o oleoduto Keystone XL", afirmou, em um comunicado, Erich Pica, líder da organização.

Washington pôs em andamento consultas sobre o oleoduto Keystone XL, de 2.700 km, que se estenderia das areias betuminosas da província canadense de Alberta até o Golfo do México, nos Estados Unidos. A decisão final sobre o projeto é esperado para algumas semanas.

O oleoduto Keystone XL, proposto pela empresa TransCanada, está projetado para começar em Alberta, oeste do Canadá, e passar pelos estados americanos de Montana, Dakota do Su, Nebraska, Kansas e Oklahoma, antes de chegar nas refinarias do Texas.

Vários grupos ambientalistas e cidadãos lutam contra o oleoduto porque a exploração das areias petrolíferas não convencionais de Alberta requer energia que gera grande volume de gases de efeito estufa.

No começo desta semana, o Departamento de Estado negou acusações de "cumplicidade" com a TransCanada, feita pela ;Friends of the Earth; e insistiu em que se comportou "de forma transparente e equilibrada" com relação ao projeto Keystone XL. "Durante as últimas duas semanas, vimos provas claras de que o compadrio e os estreitos laços com grupos de pressão petroleiro corromperam o processo de revisão", disse o representante da ONG esta sexta-feira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação