Mundo

Nobel mostra importância de dar poder às mulheres, diz o presidente dos EUA

Agência France-Presse
postado em 07/10/2011 20:45
Washignton - O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta sexta-feira (7/10) que as três mulheres que dividem o Prêmio Nobel da Paz ilustram a importância de permitir que as mulheres subam a postos de responsabilidade.

"As três mulheres que ganharam hoje o Prêmio Nobel são exemplares não apenas por sua determinação e espírito, mas também porque são uma lembrança de que quando damos poder às mulheres em qualquer parte do mundo, todos ganhamos", disse depois de um encontro com o primeiro-ministro tunisiano, Beji Caid Essebsi, no Salão Oval.

"Os países e culturas que respeitam as contribuições das mulheres acabam sendo inevitavelmente mais bem sucedidos que aqueles que não o fazem", completou o presidente.

Em um comunicado posterior, Obama, que venceu o prêmio Nobel da Paz em 2006, afirmou que essa vitória "envia uma poderosa mensagem sobre o fato de que a luta pelos direitos universais e a dignidade humana só podem ocorrer com a participação total das mulheres de todo o planeta".

O prêmio foi entregue nesta sexta-feira, e de forma conjunta, à presidente da Libéria, Ellen Johnson Sirleaf, à sua compatriota e militante Leymah Gbowee e à iemenita Tawakkul Karman, figura emblemática da "Primavera Árabe".

O presidente dos Estados Unidos elogiou as três mulheres por "ensinar o mundo que os direitos e as vozes da metade da humanidade não podem ser negados".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação