Mundo

Forças anti-Kadafi avançam em cidade natal do ditador

Agência France-Presse
postado em 08/10/2011 11:53
As forças das autoridades de transição da Líbia tomaram neste sábado o controle de um importante eixo viário em Sirte, onde violentos combates com armas automáticas eram travados no centro, segundo um jornalista da AFP. Vindos da frente leste, os combatentes do Conselho Nacional de Transição (CNT) conseguiram tomar o controle desta longa avenida de duas vias, que dá acesso ao sul de Sirte, e avançaram sobre a cidade. A via liga o coração do bastião da localidade a um importante centro de conferências, mais ao sul. Os combatentes do CNT tentam há cerca de um mês quebrar a resistência das forças que permanecem fiéis ao líder deposto foragido, Muamar Kadhafi.

Combates de rua de grande intensidade com armas automáticas são travados no centro da cidade à medida que os combatentes do CNT progridem. "Tomamos também uma escola, avançamos no bairro dos Mauritânios em direção ao centro da cidade, mas tivemos que reduzir o avanço por causa das famílias que vivem na área e pelo risco de fogo amigo", declarou à AFP o comandante do CNT que dirige as operações nesta área. "Há mortos por todos o lados nas casas, libertamos 17 famílias presas pelos combates. Nós os retiramos com nossos próprios veículos", explicou Naji Mismari, da Brigada "Ali Nuri Sbag".

A tomada da cidade litorânea de Sirte, 360 quilômetros a leste de Trípoli, um dos dois últimos grandes bastiões do regime deposto junto com Bani Walid, permitirão ao CNT proclamar "a libertação total do país".

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação