Mundo

Conselho de Transição diz ter dominado último reduto fiel a Kadafi

postado em 09/10/2011 17:36
O comando do Conselho Nacional de Transição da Líbia informou neste domingo (9/10) ter dominado uma área considerada estratégica em Sirte - a cidade natal do presidente Muammar Kadafi e um dos últimos focos de resistência do antigo regime.

[SAIBAMAIS]Os combatentes ligados ao conselho tomaram a área universitária de Sirte, que vinha servindo como quartel-general das forças leais a Kadafi. Os combates pelo controle de Sirte começaram na sexta-feira (7/10). Para a oposição a Kadafi, essa é a batalha final pelo controle da cidade.

Os representantes do Conselho Nacional de Transição informaram que assim que Sirte for dominada, vão declarar oficialmente que a Líbia está liberada, mesmo que o coronel Kadafi continue foragido. O paradeiro do líder líbio ainda é desconhecido, mas acredita-se que ele não estaria refugiado em sua cidade natal.

No último dia 6, foi divulgada mensagem de áudio de Kadafi na qual ele conclama os líbios a irem às ruas para resistir aos líderes provisórios do país. Os soldados governistas foram surpreendidos pela forte resistência dos milicianos ligados ao regime deposto, quando deram início à ofensiva sobre Sirte.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação