Mundo

Secretário-geral da ONU defende o acesso universal a uma energia limpa

Agência France-Presse
postado em 10/10/2011 16:38
Oslo - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, que estudou sob a luz de velas quando era jovem, defendeu nesta segunda-feira (10/10) o acesso universal a uma energia limpa, ainda inacessível para mais da metade da população mundial, segundo um novo estudo.

"Precisamos de uma revolução energética", declarou Ban durante uma conferência em Oslo. "Necessitamos não somente de uma energia universal, mas que ela seja limpa e sustentável", disse.

Dos 7 bilhões de pessoas no mundo, mais de 1 bilhão não têm acesso à energia nos dias de hoje, e quase 3 bilhões são obrigadas a utilizar fontes energéticas "sujas" (madeira e carvão) para suas necessidade domésticas, segundo um novo estudo da Agência Internacional de Energia (AIE).

Segundo o secretário-geral da ONU, uma energia limpa em escala mundial é indispensável para responder a "todos os desafios globais": a pobreza, as mudanças climáticas, a escassez de água, saúde, a crise alimentar e o acesso das mulheres a cargos de responsabilidade.

Organizada pela Noruega e pela AIE, a conferência de Oslo reúne mais de 70 países para discutir o financiamento de uma energia limpa acessível à todos. A ONU definiu para 2030 três objetivos conectados, lembrou Ban: o acesso de todos aos serviços energéticos modernos, um aumento de 40% da eficácia energética e a duplicação da estrutura de energias renováveis.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação