Agência France-Presse
postado em 12/10/2011 14:44
DETROIT - O jovem nigeriano acusado de tentar explodir um voo de Amsterdã a Detroit no Natal de 2009 com explosivos escondidos dentro de sua roupa íntima, se declarou culpado nesta quarta-feira ante a justiça americana.Umar Faruk Abdulmutallab, de 25 anos, confessou ao responder a uma pergunta da juíza Nancy Edmunds durante o julgamento iniciado na semana passada em um tribunal de Detroit (Michigan, norte) e no qual optou por defender a si mesmo, sem advogados. "Entende que tem direito a permanecer em silêncio?", perguntou a juíza. "Sim", respondeu Abdulmutallab.
Edmunds leu cada uma das oito acusações relacionadas com terrorismo das quais Abdulmutallab é acusado. Ele respondeu a cada uma: "Eu me declaro culpado", e quando a juíza perguntou a ele se havia se declarado culpado porque "era culpado", disse: "Isso está correto".
A surpreedente confissão ocorre um dia depois de Abdulmutallab ter usado do direito de abster de fazer sua declaração inicial ante os membros do júri.
A tentativa de atentado foi praticada em avião da Norwest Airlines no qual viajavam cerca de 300 pessoas. Autoridades americanas afirmam que ele foi instigado pelo braço da Al-Qaeda na Península Arábica, mas fracassou porque os explosivos escondidos na roupa íntima de Abdulmutallab não detonaram completamente e, em vez disso, provocaram uma grande bola de fogo.