Mundo

Um dos filhos de Kadafi foi capturado em Sirte, diz CNT

Agência France-Presse
postado em 12/10/2011 19:43

Trípoli - Um dos filhos do coronel Muamar Kadafi, Mustasim Kadafi, foi detido em Sirte, 360 km a leste de Trípoli, afirmou nesta quarta-feira (13/10) um oficial das novas autoridades líbias, o Conselho Nacional de Transição (CNT).

"Muatasim Kadafi foi capturado em Sirte e levado a Benghazi", no leste do país, declarou à AFP o responsável Abdelkarim Bizama."Não anunciamos esta captura antes para evitar qualquer tentativa de libertá-lo".

Nascido em 1975, médico e militar de carreira, Muatasim Kadafi foi formado por oficiais egípcios e recebeu a chefia do Conselho de Segurança Nacional em 2007, além de liderar sua própria unidade de elite.

Antes do início da rebelião, Muatasim era o principal concorrente na disputa pelo poder com Saif Al Islam, outro filho de Kadafi.

Responsáveis do CNT já suspeitavam da presença de Muatasim Gadafi em Sirte, e os combatentes do novo regime cercaram o centro da cidade, último reduto dos partidários de Kadafi, nesta quarta-feira.

O CNT aguarda a queda de Sirte para proclamar a "libertação total" da Líbia e retomar as negociações para formar um governo de transição. Violentos combates com armas automáticas e foguetes antitanque prosseguiam a oeste da praça central de Sirte, e desde a véspera deixaram 6 mortos e dezenas de feridos.

A zona de conflito, de 3 km2, está integrada por três bairros, incluindo o Bairro Dólar, assim chamado por causa de suas casas de luxos que pertenciam a membros do antigo regime.

Na véspera, as tropas do Conselho Nacional de Transição assumiram o controle da sede central da polícia em Sirte, apertando ainda mais o cerco aos últimos combatentes leais a Muamar Kadafi nesta cidade a 360 km ao leste de Trípoli.

Consultado sobre a queda total de Sirte, um dos comandantes das operações da frente leste e da brigada "Líbia livre", Nasser al-Mgasbi, declarou: "Está quase conquistada, já não resta mais nada nas mãos dos homens de Muamar Kadafi.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação