Agência France-Presse
postado em 13/10/2011 09:03
Sirte - Um comandante das forças do novo regime líbio na cidade de Sirte desmentiu nesta quinta-feira que Muatasim Kadafi, filho do ex-ditador Muamar Kadafi, tenha sido detido, como anunciou na véspera uma autoridade do Conselho Nacional de Transição (CNT)."Não é verdade que Muatassim tenha sido capturado", afirmou o comandante Wissam ben Ahmed, um dos chefes das operações do CNT na frente leste de Sirte, 360 quilômetros ao leste de Trípoli.
"Alguns prisioneiros que capturamos dizem que (Muamar) Kadafi está em Sirte", completou. O ex-ditador está foragido desde a queda de seu quartel-general em Trípoli no dia 23 de agosto, depois de passar 42 anos no poder. Na quarta-feira, Abdelkarim Bizama, conselheiro do chefe do CNT, Mustafa Abdel Jalil, anunciou a captura de Muamar Kadafi, médico e militar de carreira, de 36 anos, e que comandava sua própria unidade de elite.
"Muatasim Kadafi foi capturado em Sirte e levado a Benghazi", no leste do país, declarou o responsável Abdelkarim Bizama. "Não anunciamos esta captura antes para evitar qualquer tentativa de libertá-lo".
Paralelamente, nesta quinta-feira, combatentes pró-CNT anunciaram a captura em Sirte do mufti da Líbia Khaled Tantuch, a principal autoridade religiosa durante o regime de Kadafi, ao qual apoio durante toda a insurreição. De acordo com Abdo Salam, do CNT, Tantuch havia alterado a aparência ao fazer a barba.
Após um mês de cerco, os últimos combatentes leais a Kadafi ainda resistem em dois setores da cidade de Sirte, o bairro Dólar, na parte alta da zona oeste da localidade, e o bairro N; 2, à margem do Mediterrâneo na zona noroeste. O CNT deseja controlar totalmente a cidade de Sirte para proclamar a "libertação total" do país.