postado em 13/10/2011 10:25
A organização não governamental (ONG) Observatório de Direitos Humanos da Síria informou nest quainta-feira (13/10) que três pessoas morreram em confrontos entre manifestantes e tropas do governo na quarta-feira (12) no Noroeste do país, na cidade de Binnish, na província de Idlib. Os conflitos no país se tornaram constantes desde o começo do ano, quando eclodiram os protestos contra o governo do presidente sírio, Bashar Al Assad.De acordo com a ONG, os confrontos ontem foram provocados por embates entre integrantes das tropas fiéis a Assad e desertores. Para a Organização das Nações Unidas (ONU), mais de 2,9 mil pessoas morreram desde março, quando começaram as manifestações na Síria.
A confirmação das informações de forma independente é dificultada pelas autoridades sírias que impedem a entrada de estrangeiros na região. Segundo o governo de Assad, os protestos são gerados por estrangeiros, religiosos radicais e grupos armados.
Os manifestantes reivindicam liberdade de expressão, de opinião e imprensa, assim como a investigação sobre violação de direitos humanos e ausência de democracia. A comunidade internacional, inclusive o governo do Brasil, condenam a repressão violenta das forças do governo contra os manifestantes.