Jornal Correio Braziliense

Mundo

Reino Unido alerta para 'escalada no apoio do Irã ao terrorismo'

Londres - O suposto complô iraniano para assassinar o embaixador da Arábia Saudita nos Estados Unidos representa uma "importante escalada no apoio do Irã ao terrorismo", afirmou nesta quinta-feira (13/10) no ministro britânico das Relações Exteriores, William Hague.

"Há indicações de que este lamentável complô foi dirigido por elementos do regime iraniano com a participação de altos membros das Brigadas Al-Qods ligadas aos Guardiões da Revolução", disse Hague em declarações à Câmara dos Comuns sobre a situação no Oriente Médio e na África.

[SAIBAMAIS]"Isto representaria uma importante escalada no apoio do Irã ao terrorismo fora de suas fronteiras", acrescentou o ministro.Hague indicou que o governo britânico mantém "contato direto" com as autoridades e defendeu uma resposta internacional. "Trabalharemos para decidir uma resposta internacional, junto com os Estados Unidos, o restante da União Europeia e a Arábia Saudita", indicou.

As autoridades iranianas negam as acusações, que consideram destinadas a provocar tensões entre o Irã e seus vizinhos árabes.