Agência France-Presse
postado em 13/10/2011 13:54
Kuta - Um terremoto de 6 graus foi registrado nesta quinta-feira (13/10) na costa meridional da ilha indonésia de Bali, causando dezenas de ferimentos leves e levando centenas de turistas a fugir dos seus hotéis. O tremor aconteceu às 10h16 local (0h16 de Brasília), a 40 km da costa sul de Bali, a uma profundidade de 61 km, segundo o Centro Geológico dos Estados Unidos. O centro de alerta de tsunamis não emitiu um alerta de risco.O centro sismológico da Indonésia, por sua vez, calculou a magnitude do terremoto em 6,8 graus e sua profundidade em apenas 10 quilômetros, mas também considerou a possibilidade de tsunami reduzida. De acordo com um porta-voz da Agência Nacional de gestão de catástrofes da Indonésia, o terremoto deixou 17 pessoas com ferimentos leves. Diversos hospitais, três escolas e dois edificios governamentais sofreram "danos limitados", completou.
O número de feridos pode ser muito superior ao divulgado pelas fontes oficiais, já que o médico de um hospital local, que atendeu 44 pessoas que sofreram cortes ou lesões na cabeça. O teto de outro hospital foi parcialmente destruído, o que provocou a evacuação de dezenas de pacientes.
O Centro de Monitoramento de Tsunamis, cuja sede fica em Havaí, nos Estados Unidos, informou que não emitiu alerta de tsunami. Porém, o tremor foi sentido durante diversos minutos em Kuta, polo turístico muito frequ;ntado, informou Endro Tjahjono, um dos responsáveis da representação local da Agência Meteorológica da Indonésia. "Houve uma onda de pânico. Todo mundo saiu correndo para fora dos edifícios. Quando voltamos, observamos que paredes tinham sido fissuradas e que gesso tinha caído", explicou Tjahjono, que trabalha num escritório localizado em Kuta.
Centenas de turistas fugiram dos hotéis e restaurantes situados nas proximidades da praia. "Foi o chaos. Os turistas corriam para todos os lados gritando ;terremoto;", informou o secretário geral da Associação de Hotéis e Restaurantes de Bali Perry Markus "Parte da parede de um supermercado desabou, muitos prédios foram danificados", observou Reno Permana, funcionário de uma empresa de telecomunicações.
Situada no ;Cinturão de Fogo; do Pacífico, a Indonésia está acostumada com terremotos, mas o país ainda vive o trauma do Tsunami de 2004, que fez mais de 222.000 mortos na região sudeste da Ásia.