Mundo

TPII rejeita dois julgamentos separados para ex-chefe militar, Mladic

Agência France-Presse
postado em 13/10/2011 15:06
Haia - O Tribunal Penal Internacional para a ex-Iugoslávia (TPII) rejeitou nesta quinta-feira (13/10) a solicitação da promotoria que queria dois julgamentos separados contra o ex-chefe militar dos sérvios da Bósnia Ratko Mladic, um dos quais seria dedicado ao massacre de Srebrenica em 1995.

Segundo um comunicado do TPII, os juízes consideraram que "realizar dois julgamentos contra o ex-comandante das forças sérvias da Bósnia poderia ser prejudicial para o acusado, complicar e tornar menos eficaz o julgamento e tornar-se particularmente pesado para as testemunhas".

Uma associação das mães de Srebrenica criticou a decisão e denunciou "um circo do qual os criminosos de guerra sairão vencedores".

O promotor do TPII havia solicitado em setembro a separação em duas da ata de acusação contra Mladic.

Os promotores queriam que o primeiro julgamento a ser realizado fosse "sobre o massacre de Srebrenica em julho de 1995", o pior desde a Segunda Guerra Mundial, no qual morreram cerca de 8 mil pessoas.

O segundo julgamento iria incluir, segundo a promotoria, todos os demais crimes que recaem sobre o ex-general, incluindo aqueles cometidos durante o cerco a Sarajevo, outros realizados em várias regiões da Bósnia e a tomada de funcionários da ONU como reféns.

Acusado de genocídio, crimes contra a humanidade e crimes de guerra durante a guerra da Bósnia (1992-1995), Ratko Mladic, de 69 anos, foi detido no dia 26 de março na Sérvia após viver 16 anos na clandestinidade, e foi levado a Haia no dia 31 de maio para ser julgado.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação