Mundo

Presente de presidente uruguaio provocou alerta de bomba na Suécia

Agência France-Presse
postado em 13/10/2011 15:08
Estocolmo - Dois pacotes suspeitos encontrados nesta quinta-feira (13/10) em gabinetes do governo sueco provocaram alarme em Estocolmo, informou a polícia, apesar de um deles se tratar de um presente do presidente uruguaio, José Mujica, que visita a capital sueca.

Pouco antes do meio-dia, a polícia foi alertada sobre a presença de um pacote ou uma carta suspeita no edifício governamental Rosenbad, onde estão os gabinetes do primeiro-ministro Fredrik Reinfeldt. Imediatamente, parte do edifício foi evacuado e a região foi isolada, segundo disse à AFP o porta-voz da polícia, Ulf Lindgren.

Pouco depois, a polícia soube que um pacote semelhante tinha sido entregue no edifício próximo ao Ministério de Relações Exteriores, mas comprovou rapidamente que não era perigoso e não ordenou nenhuma evacuação.

Lindgren disse que não foram recebidas ameaças e que ao menos o pacote que chegou ao edifício Rosenbad provinha de um remetente conhecido e, portanto, as possibilidades de que fosse perigoso eram mínimas. "Mas cada objeto precisa ser considerado perigoso até que se demonstre o contrário", explicou.

O porta-voz não soube informar de onde provinham os pacotes e se o remetente em cada caso era o mesmo. Segundo o site do jornal Expressen, um dos pacotes pode ser um presente do presidente uruguaio, José Mujica, que visita Estocolmo.

Durante seu encontro com a ministra de Comércio sueca, Ewa Bjoerling, na quarta-feira na chancelaria, o presidente Mujica lhe entregou pessoalmente um presente que, em uma violação do protocolo de segurança, não passou por raio X até esta quinta-feira.

O presente continua material eletrônico, o que teria desencadeado o alerta, informou o Expressen. O presidente uruguaio disse à imprensa que seu presente ao primeiro-ministro era uma "ametista do norte do país". O porta-voz policial disse que os policiais pegaram o pacote para examiná-lo. Horas depois do alerta, os cordões de isolamento foram retirados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação