Agência France-Presse
postado em 13/10/2011 15:09
Lima - O ex-presidente peruano Alberto Fujimori foi hospitalizado nesta quinta-feira (13/10) após cair da cama na prisão onde cumpre pena por violação de direitos humanos e sofreu um corte na orelha que exigiu uma pequena cirurgia, informaram sua família e seu advogado.Devido à queda, o ex-presidente de 73 anos sofreu um desmaio e foi levado ao hospital do câncer, onde é tratado por um antigo câncer na língua, disse seu filho, o congressista Kenji Fujimori.
Fujimori sofreu um "traumatismo crânio-encefálico e precisará ficar em observação durante três meses por sua idade avançada para ver possíveis sequelas", acrescentou o legislador.
Seu advogado César Nakazaki informou que o ex-presidente "teve uma queda forte, inclusive com perda de memória por alguns minutos" e rapidamente foi levado ao hospital onde foi submetido a exames. "Uma tomografia que foi feita não mostra dano neurológico, mas falta a avaliação do médico especialista", disse, ao afirmar que foi realizada uma pequena cirurgia na orelha.
Já o chefe do Instituto Nacional Penitenciário, que visitou Fujimori no hospital, disse que o paciente "encontra-se estável" e que, de acordo com a tomografia, "tudo está bem". "Esteve por um momento inconsciente e agora já está consciente", acrescentou o funcionário.
Fujimori, condenado em 2009 a 25 anos de prisão por violação de direitos humanos durante seu regime (1990-2000), sofre de um problema cancerígeno na língua que não é terminal e pelo qual é tratado regularmente no hospital do câncer.