Mundo

Briga em penitenciária na região norte do México deixa sete pessoas mortas

Agência France-Presse
postado em 13/10/2011 16:39
Monterrey - Ao menos sete presos morreram, quatro delas carbonizadas, nesta quinta-feira (13/10) em uma briga na penitenciária de Cadereyta, localizada na região metropolitana da cidade de Monterrey (norte do México), informou a Procuradoria do estado de Nuevo León.

"Até o momento, o que temos confirmado são sete pessoas mortas (todos presos), quatro estão carbonizadas, e também nos informaram três feridos, mas não foi estabelecido se estes são guardas ou detentos", disse à AFP um porta-voz da procuradoria de Nuevo León, cuja capital é Monterrey.

A briga ocorreu depois que foi divulgada, nesta quinta-feira, a captura de Carlos Oliva Castillo, apelidado de ;La Rana; e considerado o número três do cartel de Los Zetas, segundo a imprensa local.

O porta-voz para assuntos de segurança do estado, Jorge Domene, explicou que a briga ocorreu pela manhã entre as áreas A e B, onde os detentos utilizaram punhais de metal como armas e atearam fogo em colchões. A Secretaria de Defesa do México afirmou que Oliva Castillo foi quem deu ordens para incendiar, em 25 de agosto, um cassino de Monterrey com um saldo de 52 mortos.

Domené indicou que a briga na penitenciária de Cadereyta, no subúrbio de Monterrey e com cerca de 2.000 detentos, foi controlada por policiais e oficiais do Exército mexicano.

Monterrey, a terceira maior cidade do país, com cerca de 4 milhões de habitantes e sede de empresas transnacionais, é cenário de uma disputa entre Los Zetas e seus antigos aliados do cartel do Golfo. Supostos membros dos dois grupos estão presos na penitenciária de Cadereyta.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação