Mundo

Primeiro-ministro chinês inquieto com avanço do protecionismo

Agência France-Presse
postado em 14/10/2011 08:55
Pequim - O primeiro-ministro chinês, Wen Jiabao, se declarou inquieto com o que considera um "forte avanço do protecionismo", provocado em particular pelo "uso abusivo" de medidas antidumping.

"Diante da situação atual dos mercados financeiros internacionais, a comunidade internacional deveria estar unida como os passageiros de um mesmo barco", declarou Wen ao inaugurar a feira comercial de Cantão (sul). "O que é inquietante é que, por causa de numerosos fatores, a rodada de Doha não avança. O protecionismo registra um forte avanço", disse.

"Somente solucionando de maneira mais racional as fricções comerciais, conseguiremos superar a crise financeira internacional", completou. O primeiro-ministro ressaltou ainda que a entrada da China na Organização Mundial do Comércio (OMC), em dezembro de 2001, resultou em benefícios para os parceiros comerciais.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação