Mundo

Países têm novo confronto por sanções conrta Síria no Conselho de Segurança

Agência France-Presse
postado em 14/10/2011 14:39
Nova York - Partidários e opositores de uma ação na ONU contra a Síria se enfrentaram no Conselho de Segurança nesta sexta-feira (14/10), depois de revelado que a cifra de mortos nas manifestações contra o regime ultrapassaram as 3.000 pessoas.

Os países ocidentais levantaram o tema da repressão violenta do governo de Bashar al Asad contra os manifestantes durante as consultas regulares. Mas Rússia e China bloquearam na semana passada a resolução que aventava possíveis sanções contra o governo.

A repressão na Síria matou mais de 3.000 pessoas, incluindo pelo menos 187 crianças, desde 15 de março, anunciou nesta sexta-feira o Alto Comissariado da ONU para os Direitos Humanos.

"Mais de 100 pessoas morreram apenas nos últimos 10 dias. Além disso, milhares de pessoas foram detidas, vítimas de desaparecimentos forçados e torturadas", afirmou um comunicado do Alto Comissariado.

As sanções adotadas pela comunidade internacional contra a Síria não modificaram até o momento a atitude do regime sírio, afirmou o porta-voz do Alto Comissariado, Rupert Colville.

Por este motivo, o organismo da ONU pede aos países que adotem medidas urgentes para proteger os sírios que protestam contra o regime de Bashar al-Assad.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação