Mundo

Finlândia será sede de conferência para o desarmamento nuclear

Agência France-Presse
postado em 14/10/2011 15:05
Nações Unidas - A Finlândia irá sediar uma conferência de desarmamento nuclear no Oriente Médio que as Nações Unidas esperam realizar no ano que vem, informou um porta-voz da ONU nesta sexta-feira (14/10).

A ONU está tentando convencer todas as nações, incluindo Israel e Irã, a participar da conferência, e o porta-voz da ONU, Martin Nesirky, afirmou que a Finlândia também fornecerá um enviado para ajudar a negociar os preparativos.

O subsecretário de Estado para assuntos externos da Finlândia, Jaakko Laajava, foi nomeado como negociador da conferência pela Rússia, Inglaterra e Estados Unidos, os três principais apoiadores do Tratado de Não Proliferação (NPT), de 1995.

O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, realizou conversas com enviados de diversos países do Oriente Médio na quinta-feira para discutir a conferência.

Uma conferência de revisão do NPT realizada em maio de 2010 estabeleceu a meta de estabelecer uma zona livre de armas nucleares no Oriente Médio.

Israel é apontado como um dos países que detém a bomba nuclear, mas mantém uma política de negar a existência de tal arsenal. As preparações para a conferência também estão se movendo devagar em meio ao aumento das preocupações do Ocidente em relação ao programa nuclear iraniano.

O Conselho de Segurança da ONU impôs quatro rodadas de sanções sobre as recusas do Irã de conter o enriquecimento de urânio. Nações ocidentais acusam o Irã de buscar a bomba nuclear, uma acusação negada por Teerã.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação