Mundo

Ministro britânico da Defesa Liam Fox se demite após polêmicas

Agência France-Presse
postado em 14/10/2011 15:53
LONDRES - O ministro britânico de Defesa, Liam Fox, renunciou nesta sexta-feira (14/10) após mais de uma semana de polêmica por ter incluído em suas atividades oficiais um amigo que não tinha cargo oficial, e foi substituído pelo até agora ministro dos Transportes, Philip Hammond.

Em sua carta de demissão dirigida ao primeiro-ministro David Cameron, Fox reconheceu ter "permitido equivocadamente que fosse esfumado o limite entre meu interesse pessoal e minhas atividades governamentais". "As consequências disto foram claras nos últimos dias. Sinto muito", acrescentou este membro da ala dura do Partido Conservador, que manterá seu assento de deputado na Câmara dos Comuns.

Fox, de 50 anos, é o segundo ministro que renuncia desde a chegada ao poder da coalizão de conservadores e liberais-democratas, em maio de 2010.

Cameron, que inicialmente o apoiou à espera das conclusões de uma investigação interna, afirmou pouco depois que "entendia as razões" do ministro da Defesa, disse "sentir muito" que fosse embora e destacou o "papel chave" que desempenhou na operação internacional na Líbia.

O anúncio da renúncia ocorre após revelações sobre os vínculos de Fox com Adam Werritty, seu ex-companheiro de quarto e padrinho de casamento, que agiu como seu assessor não oficial, o visitou em 22 ocasiões no ministério e se reuniu com ele em 18 viagens oficiais no exterior.

A polêmica girava, sobretudo, em torno do financiamento destas viagens, uma das questões que estão sendo investigadas pela comissão interna que, espera-se, envie suas conclusões a Cameron na próxima semana.

Para substituir Fox, Cameron nomeou rapidamente outro conservador, o até agora titular dos Transportes Philip Hammond, de 55 anos e procedente do mundo empresarial, para substituí-lo à frente de um ministério que deve fazer cortes de cerca de 8% do âmbito do plano de ajuste.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação