Mundo

Partido governista oficializa Putin como candidato à presidência russa

Agência France-Presse
postado em 14/10/2011 19:11
MOSCÚ - O partido Rússia Unida, no poder, proclamou nesta sexta-feira (14/10) o primeiro-ministro, Vladimir Putin, como candidato à eleição presidencial de março de 2012, em uma declaração ao povo russo publicada em seu site. "Rússia Unida propõe seu líder, o presidente do partido, Vladimir Vladimirovich Putin, para o cargo de presidente da Rússia", declarou o partido no texto.

A declaração confirma o anúncio feito em 24 de setembro, dia no qual o atual chefe de Estado, Dimitri Medvedev, propôs ao partido apoiar a candidatura presidencial de Putin. Medvedev aceitou por sua vez dirigir a lista da Rússia Unida nas legislativas de dezembro, para se tornar primeiro-ministro. "Contamos com vocês para apoiar nosso partido e nossos líderes, e estamos certos de nossa vitória", destaca Rússia Unida.

Vladimir Putin, presidente durante dois mandatos (2000-2008), designou então Dmitri Medvedev para sucedê-lo no Kremlin, já que a Constituição lhe proibia apresentar-se a um terceiro mandato consecutivo.

Uma reforma constitucional adotada em 2008 aumentou a duração do mandato presidencial de quatro para seis anos a partir de 2012.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação