Mundo

Fidel divulga mensagem de agente libertado nos Estados Unidos

Agência France-Presse
postado em 18/10/2011 13:44
Havana - O líder cubano Fidel Castro divulgou nesta terça-feira um mensagem enviada pelo agente cubano René González, recentemente libertado nos Estados Unidos depois de 13 anos n prisão por espionagem e que se declara pronto para qualquer nova missão que lhe for ordenada.

"Para mim, é um prazer enorme enviar esta mensagem (...) que vai por esta via porque sei que nos daremos um abraço finalmente", afirma González, segundo mensagem divulgada dentro de um artigo de Fidel intitulado "A vontade de aço".

"Para nós, é uma honra servir à causa que você inspirou no povo de Cuba", diz ainda. "Eu digo a Fidel e Raúl: comandantes, os dois, ordenem", afirma, por fim.

René González, acusado com outros quatros companheiros de espionagem e presos nos Estados Unidos em 1998, foi libertado no último dia 7 de uma prisão federal no norte da Flórida.

Os cinco agentes cubanos foram julgados por pertencer a Rede Avispa, um grupo de mais de 40 agentes da inteligência cubana e colaboradores que operavam no sul da Flórida. Outras cinco pessoas conseguiram acordos judiciais e outros voltaram para Cuba.

O grupo cubano espionava os exilados anticastristas em Miami que planejavam ações terroristas contra o regime cubano. Exemplo destas ações foi a bomba colocada em uma avião de Cuba que matou 5 pessoas, até hoje os responsáveis pelo ataque estão livres nos Estados Unidos.

Gonzáles recebeu a condenação mais baixa entre os cinco, 15 anos - 13 na prisão -, foi detido em 1998 com Geraldo Hernández, Ramón Labañino, Antonio Guerrero e Fernando Gonzáles, condenados em Miami em 2001 por espionagem.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação