Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 09:30
Las Vegas - Herman Cain, candidato em ascensão nas primárias republicanas, foi alvo de muitas críticas dos adversários na noite de terça-feira (18/10) em um debate entre os aspirantes à candidatura do partido conservador em Las Vegas.O empresário negro foi duramente criticado pelos seis adversários presentes no debate, em particular por sua proposta "9-9-9", que pretende elevar a 9% os impostos sobre os lucros das empresas e a renda dos particulares, além de criar um imposto de 9% sobre o consumo.
O governador do Texas, Rick Perry, em tom levemente condescendente chamou Cain "meu irmão", antes de afirmar: "Não acredito Herman que isto funcionará". "Se dermos ao Congresso um imposto de 9% sobre o consumo, em quanto tempo um presidente e um Congresso de esquerda elevarão isto a 90%? Quem sabe?", questionou.
O atual favorito entre os republicanos, Mitt Romney, também não poupou Cain. "As pessoas observam mais impostos, segundo o seu plano. Se fosse menos elevado para classe média, tudo bem. Mas não é o que eu vejo".
Cain, ex-dono da rede de pizzarias Godfather, se defendeu ao afirmar que seu plano não aumentaria os impostos para as famílias americanas e convidou cada residência a fazer seus cálculos. O debate, que aconteceu em um hotel cassino de Las Vegas, também registrou trocas de farpas entre Perry e Romney.
Segundo uma pesquisa CNN/ORC International divulgada na terça-feira, Mitt Romney é o favorito para ser o candidato republicado, mas Herman Cain é o mais querido pelos americanos. O debate de Las Vegas - em Nevada, estado com taxa de desemprego de 13,4%, a maior dos Estados Unidos - foi o quinto em seis semanas.