Mundo

BAA venderá aeroporto de Edimburgo para ficar com Glasgow

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 10:43
Londres - O gestor aeroportuário britânico BAA, controlado pela espanhola Ferrovial, anunciou nesta quarta-feira a venda do aeroporto de Edimburgo, após uma decisão das autoridades de concorrência que o obrigou a se desfazer de um de seus dois grandes aeroportos na Escócia.

O BAA, que optou por conservar o de Glasgow, disse esperar um acordo para a venda do aeroporto de Edimburgo "para o verão (boreal) de 2012". O conselheiro delegado do BAA, Colin Matthews, afirmou em um comunicado que foi uma escolha "difícil" porque "Edimburgo demonstrou ser um ativo forte durante toda a crise econômica", enquanto "Glasgow tem grandes oportunidades futuras de crescimento e desenvolvimento".

As autoridades de concorrência britânicas confirmaram em julho que o BAA, que já vendeu Gatwick a um fundo de investimento americano no fim de 2009, deveria se desfazer de outros dois aeroportos, um dos dois grandes escoceses e também do londrino de Stansted, para romper seu monopólio de fato.

Até o momento, o BAA segue disputando a decisão sobre Stansted. A companhia também possui os aeroportos de Heathrow, o maior do mundo em tráfego internacional, Southampton (sul da Inglaterra) e Aberdeen (Escócia).

A Ferrovial, que adquiriu o controle do BAA em 2006, anunciou neste mês a venda de 5,88% do capital do gestor de aeroportos, em uma operação que, quando for concluída, deixará sua participação em 49,99%.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação