Mundo

Obama se apóia no prestígio do uniforme para defender seu plano de emprego

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 12:38
Hampton - O presidente Barack Obama vai se apoiar nesta quarta-feira (19/10) na imagem da polícia, dos militares e bombeiros americanos para defender suas medidas frente à hostilidade do Congresso, no terceiro e último dia de um giro regional.

Obama, que já percorreu mais de 700 km desde segunda-feira pela Carolina do Norte e Virgínia, é esperado às 10h30 (14h30 GMT) na base militar de Langley-Eustis, em Hampton. Acompanhado por sua esposa Michelle, o presidente defenderá uma parte do seu plano para o emprego que prevê isenções de impostos para empresas que empregarem ex-combatentes.

Ele anunciará que 270 empresas americanas, entre elas Coca-Cola, Unilever e Conagra, estão dispostas a contratar 25.000 antigos combatentes e esposas de militares até o fim de 2013, segundo a Casa Branca. "Pedimos a nossos soldados, homens e mulheres, que anbandonem suas carreiras e famílias, e que arrisquem suas vidas em combate pelo nosso país", afirmou Obama, citado em um comunicado da Casa Branca.

"Esta é a razão pela qual o emprego de ex-combatentes é uma prioridade em minha administração, e é também a razão do projeto de lei para o emprego incluir a isenção de impostos para facilitar a contratação dessas pessoas pelas empresas privadas", acrescentou. O presidente irá em seguida para Richmond, última etapa de sua viagem. Ele deverá fazer um outro discurso em uma caserna de bombeiros. Os militares, bombeiros e policiais são figuras respeitadas nos Estados Unidos.

Desde segunda-feira, em seus pronunciamentos diários, Obama ressalta a parte do seu plano que prevê apoio às contratações de funcionários locais. O custo deste projeto, que será examinado pelo Senado no fim da semana, é avaliado em 35 milhões de dólares. No dia 11 de outubro, os adversários republicanos de Obama infligiram um duro golpe contra o presidente, recusaram-se a rever todo o plano de 447.000 milhões de incentivos fiscais e medidas de recuperação da economia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação