Mundo

Estudantes chilenos iniciam duas marchas em segundo dia de protestos

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 14:57
SANTIAGO - Milhares de estudantes começavam a marchar nesta quarta-feira de dois pontos centrais de Santiago para se reunirem em um só local, no segundo dia de um protesto de 48 horas pedindo uma educação gratuita e de qualidade.

As manifestações foram autorizadas pela Intendência de Santiago em traçados decididos com os estudantes, que há mais de cinco meses já protagonizaram cerca de 30 manifestações, que terminaram, em sua maioria, em confrontos.

Os estudantes começaram a se concentrar cedo na Praça Itália, habitual centro de celebrações esportivas, em frente à Universidade de Santiago, para se reunirem posteriormente nos arredores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Chile, onde está previsto um ato cultural.

As marchas ocorrem após a ruptura de um diálogo com o Governo, que nas últimas horas deu um novo sinal de endurecimento de sua postura diante das desordens públicas com o anúncio do estabelecimento de uma severa lei de segurança nacional para o caso da queima de um ônibus na terça-feira, no início do dia de protesto.

Mais cedo nesta quarta-feira foram montadas barricadas em vários pontos da cidade, embora fossem menores do que as de terça-feira, quando provocaram um grande caos no trânsito.

Os incidentes se concentraram nos arredores de escolas e universidades, onde foram registrados confrontos entre a Polícia e manifestantes. De madrugada, no entanto, houve incidentes em alguns bairros da periferia.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação