Mundo

Fim de protesto estudantil no Chile é marcado por novos atos de violência

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 15:59
Santiago - Violentos confrontos foram registrados no fim de um protesto estudantil nesta quarta-feira (19/10) em Santiago. Os incidentes começaram depois que centenas de pessoas encapuzadas começaram a jogar pedras na polícia, que respondeu com bombas de gás lacrimogêneo e jatos d;água.

Os manifestantes atacaram prédios públicos e uma construção, que foi defendida pelos trabalhadores da obra, enquanto a polícia protegeu um posto de gasolina que havia sido atacado por um grupo de encapuzados. Em meio aos confrontos, uma mulher visivelmente ferida atacou com um pau os encapuzados, que escapavam dos golpes, segundo imagens divulgadas pelo canal local 24 horas.

Pablo Salas, correspondente da televisão espanhola, recebeu uma pedrada em meio aos incidentes e ficou ferido no braço esquerdo. "Fui atingido por um pedregulho que os estudantes lançavam contra a polícia", afirmou.

[SAIBAMAIS]Os manifestantes marcharam de dois pontos do centro da capital chilena e se reuniram nos arredores da Faculdade de Engenharia da Universidade do Chile com discursos de líderes estudantis e um ato cultural, realizado sob um forte contingente policial.

Os protestos tiveram início na terça-feira com barricadas instaladas em várias avenidas de Santiago e com a queima de um ônibus de passageiros. Os incidentes se repetiram nesta quarta-feira antes do início dos protestos.

A polícia não informou sobre feridos ou detidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação