Mundo

A última batalha em Sirte, cidade devastada por um mês de combates

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 16:57

Sirte - Os combatentes do líder deposto Muamar Kadafi combatiam nesta quarta-feira (19/10) no último bairro que permanece sob seu controle na cidade de Sirte, devastada por mais de um mês de assédio e de combates.

Um dos dois bairros que estavam sob controle dos homens leais a Kadhafi foi conquistado na terça-feira à noite pelas forças do Conselho Nacional de Transição (CNT), declarou nesta quarta-feira à AFP um comandante da Brigada de Zenten, Esam Baghhar.

"O bairro ;Dollar; foi liberado e começou a batalha pelo bairro N; 2", setor de menos de um quilômetro quadrado onde os kadhafistas estão mobilizados, disse o comandante Baghhar. "Capturamos vários franco-atiradores, entre eles mulheres", acrescentou.

"Não entraremos hoje. Vamos continuar bombardeando com foguetes Grad, entraremos amanhã (quinta-feira) no bairro" N;2, disse Lotfi Alamin, um combatente da cidade de Misrata. Enquanto isso, os soldados leais a Kadafi respondiam com foguetes e metralhadoras, nesta cidade litorânea situada 360 km a leste de Trípoli.

No hospital de campanha instalado no leste de Sirte, os médicos indicaram sete pró-CNT mortos e 74 feridos. Na terça-feira, 21 pessoas morreram do lado dos anti-Kadafi.

A queda de Sirte, região onde nasceu Muamar Kadafi e último bastião dos fiéis ao antigo líder foragido, permitirá ao CNT realizar a "libertação total" da Líbia e iniciar negociações para a formação de um governo encarregado de administrar a transição até a realização de eleições gerais.

Nesta cidade litorânea de 100.000 habitantes, nem um só edifício parece estar intacto depois da batalha, travada com canhões, disparos de foguetes e fuzis de assalto. Há ruas inteiras inundadas, as estradas estão destroçadas e as janelas, estilhaçadas.

Nascido em Sirte, Ibrahim Alazhry é um dos poucos moradores que se juntaram ao CNT, mas está enfurecido com a destruição e o saque da cidade. "Entendo que os revolucionários enfrentam uma forte resistência e devem disparar com artilharia contra os franco-atiradores. Mas por que entrar nas casas, para saqueá-las e queimá-las?", disse.

Isto, sem contar os frequentes roubos de automóveis e o saque de eletrodomésticos ou móveis, realizados a bordo das caminhonetes na frente de todos.

A sudeste de Trípoli, a bandeira das novas autoridades começava a tremular nas ruas desertas de Bani Walid, que caiu nas mãos do CNT depois de um mês de assédio. As forças de uma importante brigada que tomaram a cidade devem ser deslocadas para Sirte como reforço. Bani Walid e Sirte eram os dois últimos bastiões das forças de Kadafi.

O presidente do CNT, Mustafá Abdul Jalil, prometeu indenizar os combatentes, os feridos e as famílias das 25.000 pessoas mortas na guerra.

"O CNT criará uma autoridade encarregada de ajudar na reintegração dos combatentes à vida civil. As famílias dos mártires, os feridos e os combatentes serão indenizados", declarou.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação