Mundo

Manifestação contra primeiro-ministro reúne cerca de 10 mil no Kuwait

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 19:34
Kuwait - Ao menos 10 mil pessoas protestaram nesta quarta-feira (19/10) no Kuwait para exigir a saída do primeiro-ministro, um sobrinho do Emir acusado de corrupção e má gestão.

Durante os protesto, o maior já realizado contra o governo no Kuwait, os manifestantes aplaudiram oradores que pediram a renúncia do premier, xeque Nasser Mohamad al Ahmad Al Sabaj. "Alteza, a corrupção sob o governo do xeque Nasser atingiu novos patamares (...) Alteza, o país está em perigo (...) o primeiro-ministro não merece ficar", afirmou o deputado Faissal al Muslim, dirigindo-se ao Emir.

"Alteza, o povo quer a saída do xeque Nasser e do Parlamento também", acrescentou Al Muslim.

A oposição liberal, nacionalista e islâmista está indignada desde que a imprensa revelou que vários deputados ligados ao governo receberam milhões de dólares em subornos.

A Justiça abriu uma investigação e examinará as contas bancárias de mais de 15 deputados sobre os 50 que integram o Parlamento.

O Kuwait já atravessou várias crises políticas desde a chegada do xeque Nasser ao poder, em 2006, com três dissoluções do Parlamento e seis renúncias do Executivo.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação