Mundo

Governo do Irã denuncia relatório da ONU sobre direitos humanos

Agência France-Presse
postado em 19/10/2011 21:05
Teerã - O chefe do Judiciário iraniano denunciou nesta quarta-feira (19/10) o novo relatório da ONU sobre os direitos humanos no Irã, afirmando que o documento contém informações falsas.

O aiatolá Sadeq Larijani chamou de absurdo o relatório da ONU, obtido na última segunda-feira, em declarações publicadas pelo site da TV estatal.

"O relatório não faz mais do que enumerar denúncias de facções contrárias e hostis ao regime", considerou Larijani, afirmando que isso compromete a neutralidade de seu autor, Ahmed Shaheed, novo relator da ONU sobre a situação dos direitos humanos no Irã.

[SAIBAMAIS]"Como pode um relator especial de uma organização internacional preparar um documento com essas mentiras?", questionou o funcionário iraniano, assinalando que os princípios dos direitos humanos em seu país são diferentes dos ideais ocidentais.

Segundo o relatório da ONU, houve, no ano passado, mais de 300 execuções secretas no Irã, país que executa oficialmente a cada ano centenas de condenados.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação