Mundo

Morte de Kadafi marca "transição histórica para Líbia", diz Ban Ki-moon

Agência France-Presse
postado em 20/10/2011 14:47
NOVA YORK - O secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, disse que a notícia da morte de Muamar Kadhafi marca uma "transição histórica" para a Líbia.

[SAIBAMAIS]"Claramente, este dia marca uma transição histórica para a Líbia. Nos próximos dias, presenciaremos cenas de celebração, assim como de pena para aqueles que perderam tanto", ressaltou Ban na sede das Nações Unidas em Nova York.

"Vamos reconhecer imediatamente que isto é apenas o fim do princípio. O caminho pela frente para a Líbia e seu povo será difícil e cheio de desafios. Agora é o momento de que todos os líbios se unam", disse Ban.

"Os combatentes de todos os grupos devem depor suas armas e se unir em paz. Este é um momento de reconstrução e de cura, para a generosidade de espírito, não de vingança", disse o chefe da ONU.

"Enquanto as autoridades de transição da Líbia preparam o caminho para as eleições e realizam muitos outros passos em direção à construção de sua nova nação, a inclusão e o pluralismo devem ser as chaves", acrescentou.

"Todos os líbios devem ser capazes de reconhecer a si mesmos no governo e na liderança da nação. As grandes esperanças mantidas durante os longos dias de revolução e conflito devem se traduzir em oportunidades e justiça para todos", disse Ban.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação