Mundo

Europeus dizem que momento é de construção da paz e da democracia na Líbia

postado em 20/10/2011 17:26
Na Europa, a captura e morte de Muamar Kadafi, ex-presidente da Líbia, provocaram comemorações e previsões otimistas para o futuro dos líbios. A chanceler da Alemanha, Angela Merkel, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, e o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, disseram que o momento é de construção da paz e da democracia na Líbia.

;O caminho está aberto em definitivo para um novo processo político em direção à paz. A Alemanha está tranquilizada e feliz;, disse a chanceler alemã. ;A Líbia deve promover de imediato avanços em direção à democracia e tornar visíveis as conquistas da Primavera Árabe;, disse a chanceler alemã.

Em março, o governo da Alemanha se absteve de aprovar a autorização da exclusão aérea na Líbia votada no Conselho de Segurança das Nações Unidas, medida aprovada pelos Estados Unidos e pela França que defenderam a ação da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan).

[SAIBAMAIS]Para Sarkozy, a Líbia sem Kadafi inaugura uma ;etapa decisiva; e foi aberta ;uma nova página; do país. ;A libertação de Sirte deve assinalar o início do processo indicado pelo CNT [Conselho Nacional de Transição] para estabelecer na Líbia um sistema democrático no qual todos os setores do país terão o seu lugar e onde as liberdades fundamentais serão garantidas;, disse ele, em comunicado.

Cameron disse que as vítimas de Kadafi devem ser lembradas hoje. Segundo ele, os líbios vivem a oportunidade de construir um ;futuro forte e democrático" e manifestou-se "orgulhoso" pelo apoio dado à oposição para derrubar o regime.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação