Mundo

Júri acusa formalmente suspeitos de complô contra embaixador saudita

Agência France-Presse
postado em 20/10/2011 20:25
Nova York - Um grande júri de Nova York acusou formalmente nesta quinta-feira (20/10) os dois iranianos suspeitos de um complô para assassinar o embaixador saudita em Washington, informaram fontes judiciais.

A acusação segue a linha da denúncia inicial contra Manssor Arbabsiar, que está preso, e contra o outro iraniano, Gholam Shakuri, que está em liberdade, afirmou o escritório do promotor de Nova York.

A Justiça americana acusou em 11 de outubro o Irã de ter planejado um atentato para assassinar o embaixador saudita em Washington, Adel Al Jubeir.

O escritório do promotor federal em Manhattan disse que Arbabsiar será levado ao tribunal na segunda-feira.

Segundo a ata da acusação, Arbabsiar e Shakuri conspiraram para "assassinar o embaixador da Arábia Saudita nos Estados Unidos, em um ataque na cidade de Washington.

[SAIBAMAIS]Os dois também são acusados de planejar o uso de "armas de destruição em massa" contra o embaixador, criando um "risco substancial de deixar feridos e destruir e danificar estruturas".

O Irã rejeita todas as acusações e alega ser vítima de uma manipulação destinada a dividir os países muçulmanos, a proteger Israel e a aumentar a pressão sobre a República Islâmica, já submetida a rígidas sanções internacionais por seu polêmico programa nuclear.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação