Mundo

EUA querem medidas rápidas do Paquistão contra talibãs afegãos

Agência France-Presse
postado em 21/10/2011 09:06
Islamabad - O governo dos Estados Unidos pediu nesta sexta-feira ao Paquistão "medidas fortes" nos próximos dias ou semanas para acabar com os refúgios dos rebeldes talibãs afegãos em seu território e forçá-los a aceitar a paz com o governo de Cabul.

[SAIBAMAIS]"Esperamos ver o Paquistão adotar medidas fortes para impedir os rebeldes afegãos de estabelecer santuários e estimular os talibãs a iniciar negociações de maneira sincera", declarou a secretária de Estado americana, Hillary Clinton, durante uma conferência de paz com a colega paquistanês Hina Rabbani Khar em Islamabad. "Tivemos discussões muito profundas e esperamos que sejam operacionais nos próximos dias ou semanas", acrescentou Hillary.

Washington pede há meses a Islamabad, até agora sem êxito, uma operação militar no distrito tribal do Waziristão do Norte, especialmente contra a rede talibã afegã Haqqani, envolvida em vários ataques contra os ocidentais no Afeganistão, segundo os Estados Unidos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação