Jornal Correio Braziliense

Mundo

EUA e Coreia do Norte retomarão busca por soldados mortos em 1950-53

Washington - Estados Unidos e Coreia do Norte chegaram a um acordo para reiniciar a busca pelos restos de soldados mortos na guerra da Coreia (1950-1953), informou o Pentágono nesta sexta-feira (21/10). As buscas foram interrompidas há seis anos, devido à degradação das relações entre os dois países.

"O Departamento de Defesa anuncia hoje (sexta-feira) que autoridades dos Estados Unidos e da República Democrática da Coreia chegaram a um acordo para reiniciar a recuperação dos restos de soldados americanos desaparecidos na guerra da Coreia", indicou a declaração, apresentada após três dias de negociações em Bangcoc.

Cerca de 7.900 soldados americanos foram considerados desaparecidos em combate durante a guerra da Coreia, dos quais cerca de 5.500 ao norte do 38; paralelo, linha de armistício entre a Coreia do Norte e sua vizinha do Sul.

Em um comunicado, o Departamento americano de Defesa indicou que o acordo foi alcançado depois de três dias de negociações entre os dois países em Bangcoc.

Nos termos deste acordo, equipes americanas devem realizar novas buscas no ano que vem ao norte de Pyongyang, no setor do reservatório de Chosin-Jangjin, onde estariam as ossadas de mais de 2.000 soldados americanos.

Equipes de buscas conjuntas encontraram os prováveis restos de 229 soldados americanos entre 1996 e 2005. Mas os Estados Unidos retiraram suas equipes em 2005 em plena crise sobre a desnuclearização da Coreia do Norte, alegando razões de segurança.

O anúncio desta sexta-feira foi feito em meio à recente melhora das relações entre Washington e Pyongyang. O Pentágono anunciou na quarta-feira que os dois países retomarão na próxima semana em Genebra as negociações sobre o programa nuclear norte-coreano.