Agência France-Presse
postado em 21/10/2011 17:48
TRÍPOLI - O Conselho Nacional de Transição (CNT) vai proclamar no domingo (23) em Benghazi (leste) a "libertação" total da Líbia, anunciou nesta sexta-feira à AFP um alto funcionário do CNT. "Está confirmado. Anunciaremos a libertação total da Líbia no domingo às 17h (13h de Brasília) na Praça do Tribunal de Benghazi", declarou esta autoridade, que pediu para não ser identificada.É neste local de frente para o mar, rebatizado Praça dos Mártires, que os opositores -que se tornaram depois rebeldes, para mais tarde serem as novas autoridades líbias- desafiaram o regime nos primeiros dias da revolta desencadeada em fevereiro.
Na quinta-feira, após a divulgação da morte de Muamar Kadhafi e a queda de Sirte, o primeiro-ministro do CNT, Mahmud Jibril, havia afirmado que o anúncio da libertação da Líbia seria feito, no mais tardar, nesta sexta-feira.
O chefe do CNT, "Mustafá Abdul Jalil vai proclamar hoje ou, no mais tardar, na sexta-feira a libertação do país e dar detalhes sobre a morte" do líder deposto Muamar Kadhafi, morto nas imediações de Sirte, em sua região de nascimento, havia dito Jibril.