Mundo

Outro filho de Kadafi é capturado e está hospitalizado

postado em 22/10/2011 08:00

Após a captura e a morte do homem que governou o país sem concessões por 42 anos, ontem era a situação de Saif Al-Islam, o filho considerado sucessor designado de Muamar Kadafi, que continuava sendo objeto de boatos e versões conflitantes. De acordo com um dirigente do Conselho Nacional de Transição (CNT), coalizão que conduziu a rebelião contra o antigo regime, Saif, que nos últimos meses se tornou uma espécie de porta-voz do pai, teria sido capturado por forças do CNT e estaria hospitalizado. Representantes do atual governo garantem, porém, que diferentemente do que ocorreu com o ex-ditador e seu filho Mutassim, o prisioneiro responderá por crimes contra a humanidade.

;Conseguimos capturar vivo o criminoso de guerra Saif Al-Islam. No momento, ele está nas mãos dos médicos, que tratam dos ferimentos que ele sofreu;, informou Chaouch Ali, um dos chefes militares do governo revolucionário, em depoimento à rede de televisão Al-Arabiya. De acordo com o dirigente, o filho de Kadafi teria sido atingido durante uma troca de tiros entre seus correligionários e combatentes do CNT. Em seguida, teria sido detido com dezenas de partidários que tentavam fugir do país, em um comboio de 19 veículos. O porta-voz do governo de transição afirmou ainda que, ao contrário do que aconteceu com o pai, Saif será julgado. ;Queremos mantê-lo com vida para poder levá-lo à Justiça;, afirmou Ali, por telefone.

Os relatos a respeito da situação do herdeiro de Kadafi, entretanto, continuavam desencontrados até a noite de ontem. As primeiras notícias sobre o paradeiro do filho mais próximo ao ex-ditador, que ficou conhecido por seu papel de intermediário no conflito, começaram a chegar ainda na quinta-feira, logo após o anúncio da captura e morte de Kadafi. As versões sobre Saif variavam desde uma fuga em comboio para o vizinho Níger ; onde se refugiaram, desde setembro, dezenas de partidários do antigo regime, incluindo outro filho do ex-ditador, Saadi; até o anúncio de sua morte, passando por relatos sobre ferimentos em uma das pernas ou no abdômen e até de que teria perdido um dos braços.

Com a morte do coronel e de outro filho que o acompanhou até o fim, Muatasim, a Justiça internacional se concentra agora em Saif para punir crimes como assassinatos e prisões arbitrárias de opositores ao regime. Na quinta-feira, a Interpol chegou a fazer um anúncio, pedindo que o último herdeiro ainda na Líbia se entregasse para responder às acusações de crimes contra a humanidade. O Tribunal Penal Internacional, da ONU, com sede em Haia, reclama a extradição de Saif Al-Islam.

Pela justiça
;Eu creio na justiça. E a justiça não pode ser feita assim. Se queremos construir uma nova Líbia, temos que privilegiar a justiça. Mas eu entendo a reação dos guerrilheiros. Eu mesmo não responderia por mim, se estivesse na pele deles. Ao mesmo tempo, acho que Kadafi tinha que ter sido capturado vivo e levado ao tribunal;
; Hisham Bumedian, 36 anos, engenheiro de computação de Trípoli

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação