Mundo

Kadhafi foi capturado vivo, segundo combatentes líbios

postado em 22/10/2011 08:55

MISRATA - O coronel Muamar Kadhafi foi capturado com vida na saída de Sirte, após seu comboio ser bombardeado quando tentava escapar da cidade, revelaram à AFP dois combatentes que detiveram o ex-ditador líbio.

Na fazenda que serve de quartel-general da Brigada Al Ghiran, na periferia de Misrata, Omran Chaaban, de 21 anos, disse que foi o primeiro a agarrar o ex-homem forte da Líbia, dentro de uma tubulação a oeste de seu feudo de Sirte, 460 km a leste de Trípoli. "Quando o vi fiquei sem voz, não podia imaginar, foi uma surpresa total. Pensei: ;Já era, Kadhafi acabou", revelou o jovem Omran.

Outro membro da brigada, Ahmed Gazal, disse que avançava pela manhã para reforçar o assalto final a Sirte quando cruzou com um grupo de ;kadhafistas; à beira de uma estrada, próximo a um comboio bombardeado pela Otan. Depois de alguns tiros, "um homem do grupo (kadhafista) nos confessou que Kadhafi estava dentro de um tubo de cimento".

"Omran era o mais próximo dele (Kadhafi), o agarrou e disse: ;Alah é grande;. O puxei para fora e quando saiu do esconderijo exclamou: o que houve, o que oconteceu?;", revelou Ahmed. "Neste instante, Omran botou uma pistola sob sua barba. Pensava encontrar um homem imponente, mas naquele momento (Kadhafi) parecia um ratinho".

Segundo Ahmed, ao ser capturado "Kadhafi tinha sangue na roupa e no rosto, estava ferido".

Após a captura, uma multidão rodeou Kadhafi, que foi agredido com socos e chutes, e depois "foi levado a uma ambulância", a um quilômetro do local, revelou Omran. Segundo as novas autoridades líbias, Kadhafi morreu a caminho de Misrata devido aos ferimentos que sofreu durante sua captura, incluindo um tiro na testa.

A ONU e a Anistia Internacional pedem uma investigação para esclarecer se Kadhafi foi executado de forma sumária com um tiro na cabeça.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação