Mundo

Morreu nesta madrugada, aos 83 anos, o príncipe herdeiro da Arábia Saudita

Agência France-Presse
postado em 22/10/2011 09:21
RIAD - O príncipe herdeiro da Arábia Saudita, Sultan bin Abdel Aziz, faleceu na madrugada deste sábado aos 83 anos nos Estados Unidos, onde recebia tratamento médico. O rei desse poderoso reino petroleiro, seu meio-irmão Abddulah, de 87 anos, ainda se encontra hospitalizado.

Com a morte de Sultan, o príncipe Nayef, de 78 anos, ministro do Interior e também meio-irmão do soberano, figura na segunda posição na ordem sucessória. "O príncipe Sultán faleceu em consequência de uma doença este sábado no exterior", anunciou o comunicado do palácio real, que informa ainda que os funerais acontecerão na terça-feira, em Riad.

Também ministro da Defesa, o príncipe herdeiro se encontrava desde junho nos Estados Unidos para receber atenção médica e, em julho, foi submetido a uma cirurgia, sem que fossem dadas maiores informações sobre sua saúde.

Segundo diplomatas ocidentais, ele sofria com um câncer de cólon. Foi internado na unidade de cuidados intensivos do hospital Presbiteriano de Nova York pouco depois de sua chegada aos Estados Unidos, e se encontrava em estado de morte clínica há mais de um mês.

Nascido em 1928, segundo sua biografia oficial, o príncipe Sultan, de saúde frágil, ficou ausente do país durante longos períodos nos últimos anos. Desde 1963, dirigia o ministério da Defesa e da Aviação e modernizou as forças sauditas com a assinatura de importantes contratos armamentistas com os Estados Unidos e o Reino Unido. Desde novembro de 2008, passou vários meses no Marrocos e nos Estados Unidos, para tratamento de saúde.

Sua morte acontece quando o próprio rei Abdullah, de 87 anos, continua hospitalizado depois de submeter-se esta semana a uma nova operação nas costas num hospital de Riad.

A operação foi um sucesso, segundo a imprensa oficial. A tv oficial mostrou imagens dele na cama de hospital, conversando com autoridades reais.

O objetivo da operação era corrigir uma distensão do ligamento estabilizador na terceira vértebra. O rei foi operado em novembro de 2010, em Nova York, de uma hérnia de disco, e submetido a nova operação no começo de dezembro, antes de passar um período de convalescência no Marrocos, a partir de 22 de janeiro de 2011.

A idade do rei e sua hospitalização no exterior alimentaram rumores sobre a direção da Arábia Saudita, um país-chave na política regional e principal exportador mundial de petróleo. O sucessor do príncipe herdeiro será eleito por um Conselho restrito da dinastia dos Al Saud, pela primeira vez na história do reino.

Este Conselho foi criado em função de uma reforma das modalidades sucessórias introduzida em 2006 para garantir uma transição pacífica do poder nesta monarquia ultraconservadora do Golfo.

Mas muito provavelmente será o ministro do Interior, o príncipe Nayef, quem se tornará o príncipe herdeiro, depois de ser nomeado pelo rei segundo vice-primeiro-ministro em março de 2009.

A Arábia Saudita é dirigida pela dinastia dos Al Saud desde sua criação em 1932. Desde a morte, em 1953, do fundador do reino, o rei Abdel Aziz, cinco de seus filhos se sucederam na liderança desta potência petroleira.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação