Mundo

Muamar Kadafi enviou mais de US$ 200 bilhões de dólares para o exterior

Agência France-Presse
postado em 22/10/2011 09:26
WASHINGTON - O ex-ditador líbio Muamar Kadafi enviou para fora da Líbia mais de 200 bilhões de dólares, o dobro da cifra de que os governos ocidentais suspeitavam anteriormente, informou o jornal Los Angeles Times.

Citando autoridades líbias sob condição de anonimato, o Times disse ainda que o governo americano ficou surpreso ao encontrar 37 bilhões de dólares em contas e investimentos do regime líbio nos Estados Unidos.

Os funcionários congelaram os ativos antes que Kadafi ou seus assessores pudessem fazer algo, segundo a matéria. Os governos da França, Itália, Grã-Bretanha e Alemanha também assumiram o o controle de outros 30 bilhões.

A investigação das autoridades dos Estados Unidos, Europa e Líbia descobriu que Kadhafi enviou secretamente bilhões de dólares para o exterior ao longo dos anos e a maior parte do dinheiro estava em nome de instituições estatais como o Banco Central da Líbia, a Autoridade de Investimento da Líbia, o Banco líbio dos Negócios Estrangeiros, a Corporação do Petróleo Líbio e a Pasta de Investimentos da Líbia, segudo o jornal.

Kadhafi e seus familiares tiveram acesso a todo o dinheiro que queriam, de acordo com as informações. A nova cifra de 200 bilhões é cerca de duas vezes o rendimento econômico anual da Líbia antes da guerra, segundo o Times.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação