Agência France-Presse
postado em 23/10/2011 10:07
BUENOS AIRES - As eleições presidenciais na Argentina tiveram início com a abertura dos centros de votação neste domingo, numa votação em que a atual presidente, Cristina Kirchner, possui ampla vantagem para conseguir um novo mandato de quatro anos.Kirchner, advogada de 58 anos, obteve 50,7% dos votos nas primárias de 14 de agosto e, nas últimas pesquisas, mantinha uma vantagem de mais de 35 pontos sobre os demais candidatos.
[SAIBAMAIS]No total, 28,8 milhões de argentinos estão habilitados a votar nessas eleições que também renovarão a metade da Câmara de Deputados e uma parte do Senado, assim como alguns governadores provinciais.
As mesas de votação permanecerão abertas até as 18H00 local (19H00 de Brasília) e os primeiros resultados oficiais serão conhecidos após as 00H00 GMT (22 de Brasília). A justiça eleitoral proíbe a publicação ou difusão de pesquisas e projeções de resultados durante a realização da votação e até três horas depois do fechamento das sessões eleitorais.
Mais de 87.600 efetivos das forças armadas e de segurança integram o esquema de vigilância eleitoral.
Para evitar um segundo turno, Kirchner deverá obter 45% dos votos ou 40% e uma diferença de dez ou mais pontos sobre o segundo colocado.