Mundo

Hillary Clinton pede prisão do autor do atentado de Lockerbie

Agência France-Presse
postado em 23/10/2011 18:32
WASHINGTON - A secretária de Estado americana, Hillary Clinton, pediu neste domingo às novas autoridades líbias que Abdelbaset al-Megrahi, único condenado pelo atentado de Lockerbie em 1988, volte a ser preso para cumprir sua pena de prisão perpétua.

Megrahi, um ex-agente líbio, foi condenado à prisão perpétua pela justiça britânica pelo atentado contra um avião da PanAm ocorrido no dia 21 de dezembro de 1988 na cidade escocesa de Lockerbie, que deixou 270 mortos.

A Escócia decidiu libertar Megrahi, que sofre de um câncer em fase terminal, em 2009 e o devolveu à Líbia, onde está sendo tratado.

"Queremos vê-lo de volta à prisão, de preferência na Escócia, onde cumpria sua pena", disse Hillary à rede ABC.

Se não for o caso, Megrahi terá que voltar para a prisão "em outra parte, já que acreditamos que a justiça foi burlada quando foi libertado", acrescentou.

No final de setembro, o ministro líbio interino da Justiça, Mohamed al-Alagui, afirmou que o Conselho Nacional de Transição (CNT) estava disposto a cooperar com a Escócia para "interrogar mais pessoas", embora tenha se mostrado contrário a um novo julgamento.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação