Mundo

Ataques no sul da Tailândia deixam pelo menos sete pessoas mortas

Agência France-Presse
postado em 24/10/2011 08:42
Bangcoc - Pelo menos sete pessoas morreram no domingo (23/10) em vários ataques no extremo sul da Tailândia, região que é cenário de uma rebelião desde 2004. Homens armados vestidos de mulher, que estavam em caminhonetes, abriram fogo contra um posto de controle da principal cidade da província de Narathiwat e mataram dois paramilitares.

Pouco depois, uma bomba explodiu em um supermercado da mesma região, seguida por outra bomba em um segundo supermercado, a uma distância de apenas 300 metros. Os bombeiros controlaram os incêndios após três horas. Dois corpos - o proprietário e uma professora - foram encontrados no primeiro mercado. Uma criança e os pais foram encontrados no segundo.

Sete pessoas ficaram feridas nos ataques. A insurreição provocou mais de 4.800 mortes desde janeiro de 2004 nesta região que era incorporada à Malásia até o início do século XX, onde grupos insurgentes lutam contra o governo de Bangcoc.

Apesar da natureza política do conflito, a rebelião tem uma dimensão religiosa em uma área com população majoritariamente malaia e muçulmana, ao contrário do restante da Tailândia, fundamentalmente budista.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação