Mundo

Ennahda agradece a Deus, Ettakatol saúda vitória do povo

Agência France-Presse
postado em 28/10/2011 08:26
Túnis - O número dois do partido Ennahda, Hamadi Jebali, comemorou nesta sexta-feira (28/10) os resultados do partido islamita nas eleições para formar a Assembleia Constituinte na Tunísia e agradeceu a Deus pela vitória. "Agradeço a Deus por esta vitória, estamos no caminho da glória", afirmou Jebali. "Graças a nossos mártires, me inclino ante seu sacrifício e saúdo nossos concorrentes e os que votaram no nosso partido".

Ao mesmo tempo, Khalil Zauia, número dois do partido de esquerda Ettakatol saudou a "vitória do povo". "As forças democráticas não foram derrotadas, a democracia triunfou", disse. O partido islamita Ennahda venceu as eleições realizadas em 23 de outubro na Tunísia com 41,47% das cadeiras, segundo os resultados finais provisórios anunciados na quinta-feira à noite pelo presidente da comissão eleitoral, Kamel Jendoubi.

O partido islâmico obteve 90 das 217 cadeiras da Assembleia Constituinte, à frente do Congresso pela República (esquerda nacionalista), com 30 cadeiras (13,82% dos votos), e do Ettakatol (esquerda), com 21 deputados e 9,68% dos votos, anunciou Jendoubi, quatro dias depois das eleições históricas, realizadas nove meses depois da queda do regime de Ben Ali.

Com esses resultados, o partido islamita tunisiano, duramente reprimido durante o regime anterior e legalizado durante a revolução que acabou com Ben Ali, entra pela porta da frente na cena política tunisiana, e deverá fazer parte de todas as grandes decisões do país.

A surpresa destas eleições, a "Petição Popular", do rico empresário Hechmi Haadmi, colocou-se na quarta posição, com 19 cadeiras, apesar de suas listas terem sido invalidadas em cinco circunscrições por "irregularidades de financiamento". O Partido Democrata Progressista (PDP, centro), formação histórica, conseguiu apenas a quinta posição, com 17 assentos.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação