Jornal Correio Braziliense

Mundo

Número de pessoas mortas por inundações na Itália sobe para sete

Roma - O número de vítimas fatais pelas inundações que atingem as regiões de Ligúria e Toscana, na Itália, subiu para sete nesta sexta-feira (28/10), enquanto o Conselho de Ministros decretou estado de emergência para as zonas atingidas.

Nesta sexta-feira, os bombeiros encontraram o corpo de um cidadão romeno na localidade de Borhetto Vara, na Ligúria. De acordo com os bombeiros, em toda a região outras sete pessoas foram reportadas como desaparecidas.

Na noite de quinta-feira foi finalmente reaberta a estrada que liga Gênova a Livorno, que esteve fechada ao trânsito de veículos por quatro dias devido a um deslizamento de terra.

Em Roma, o Conselho de Ministros proclamou estado de emergência, uma medida que permite simplificar ou evitar formalidades burocráticas para desbloquear fundos de ajuda às populações afetadas. Imediatamente, foram liberados 65 milhões de euros (92 milhões de dólares).

De acordo com serviços meteorológicos, de 200 a 500 milímetros de chuva caíram em poucas horas, fazendo rios transbordarem, destruindo várias pontes e provocando deslizamentos de terra em diversas localidades.