Jornal Correio Braziliense

Mundo

Comando da Otan anuncia que missão fica na Líbia apenas por mais três dias

O comando da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) confirmou nesta sexta-feira (28/10) que a missão na Líbia será mantida apenas por mais três dias. Na próxima segunda-feira (31) as tropas começarão a retirada da região. Em comunicado, divulgado hoje (28), a entidade informou que os contatos com o governo de transição serão mantidos e, se necessário, haverá apoio para garantir a segurança para os civis.

;Hoje confirmamos a decisão tomada há uma semana pelo Conselho de Cooperação do Atlântico Norte. A nossa operação na Líbia terminará em 31 de outubro. Até lá continuaremos a acompanhar a situação juntamente com os nossos parceiros. Continuaremos a responder às ameaças a civis, se necessário;, diz o comunicado.

O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, disse que a entidade ;cumpriu plenamente; a missão, definida pela Organização das Nações Unidas (ONU), de ;proteger o povo da Líbia, fazer cumprir a zona de exclusão aérea e o embargo de armas;. Segundo ele, foi uma das atividades ;mais bem sucedidas da história da Otan;.

Ontem (27) o Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) aprovou, por unanimidade, a resolução que põe fim à autorização para o uso de forças militares na Líbia. A decisão foi definida apesar dos pedidos do governo de transição líbio para que a missão fosse prolongada por mais um mês.

[SAIBAMAIS]Desde março, as tropas estrangeiras da Otan estão na Líbia. De acordo com os militares, sua missão era proteger os civis ameaçados pelas forças de Muammar Khadafi, ex-presidente do país morto na semana passada. No entanto, há relatos de bombardeios e troca de tiros constantes.

O governo da presidenta Dilma Rousseff se absteve de apoiar a intervenção militar na Líbia. Para as autoridades brasileiras, o ideal é buscar a via pacífica por meio do diálogo e da negociação.