Mundo

Forças de segurança sírias matam ao menos 30 civis em Homs e Hama

Agência France-Presse
postado em 28/10/2011 12:40
Nicósia - Disparos das forças de segurança sírias mataram nesta sexta-feira (28/10) ao menos 30 civis, sobretudo nas cidades de Homs e Hama, dois focos da contestação ao regime do presidente Bashar al-Assad, anunciou o Observatório Sírio de Direitos Humanos (OSDH).

A oposição ao presidente Bashar al-Assad convocou uma manifestação nesta sexta-feira a favor de uma zona de exclusão aérea para pôr fim à repressão sangrenta do regime. "Oito civis morreram em diversos bairros da cidade de Hama (norte) e outros 20 na cidade de Homs (centro), enquanto um civil faleceu em Quseir, na região de Homs", onde há várias semanas os militares realizam suas operações, afirmou o OSDH em um comunicado.

As forças de segurança dispararam balas reais para dispersar manifestações em Homs e Hama. Um civil também faleceu e outros dez ficaram feridos por disparos das forças de segurança em Tsil, na província de Deraa (sul). Várias manifestações ocorreram em Homs após a oração do meio-dia, em particular no bairro de Deir Balaa, onde cerca de 20 mil pessoas marcharam pedindo a queda do regime, segundo militantes.

E ocorreram confrontos em Hama entre supostos desertores e membros das forças de segurança. Em Damasco, apesar da mobilização em massa das forças de segurança, dezenas de jovens protestaram a favor da liberdade no bairro de Barzé. Mais de 40 participantes foram detidos, segundo o OSDH.

Tags

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor. As mensagens estão sujeitas a moderação prévia antes da publicação